Ilha do Mel – Informações e Pontos turísticos

Informações, localização, história, pontos turísticos, povoados da ilha.

No estado do Paraná, frente a cidade e porto de Paranaguá encontra se a paradisíaca Ilha Do Mel, com sua beleza no oceano Atlântico, frente da Baia de Paranaguá.

Não circulam carros na Ilha do Mel, mais encontram se varias opções de garagem pagas frente ao embarque das lanchas que são so pontos onde deixar seu carro com segurança. Automotores não circulam pela ilha e tudo o que você quiser fazer na ilha deve ser feito através de caminhadas, de bicicleta ou com a utilização de barcos.

Para ver os mapas CLIQUE AQUI

Seu acesso é a traves de lanchas ou barcos que saem do terminal de embarque de Paranaguá, e do terminal de Pontal.

Há 5 núcleos de povoação:

  • Nova Brasilia (ou Brasilia)
  • Encantadas
  • Farol
  • Fortaleza
  • Praia Grande

Os principais núcleos e os mais procurados são Encantadas e Nova Brasília, onde chegam as embarcações vindas de Paranaguá e do Pontal..

OS  HORÁRIOS DAS LANCHAS da prefeitura de Paranaguá são:

Paranaguá – Ilha do Mel: 2ª à 6ª feira ás 15,30 hs. / sábado, domingo saída ás 09,30 hs  //duração 1,50 hs

Ilha do Mel – Paranaguá: 2ª á 6ª feira ás 07,30 hs. saída de Encantadas e 08,00 saída de Nova Brasilia / sábado e  domingo ás 16,30 hs. //duração 1,50 hs

Pontal – Ilha do Mel – Pontal:2ª a 6ª feira de hora em hora tem lancha. /ultimo horário ás 17,00 hs  // duração 0,30 hs

Tem também para o traslado, lanchas taxi, com custo maior, só consultar: para mais informações 
sobre traslados, como chegar, horários, lanchas taxi, travessias CLIQUE AQUI .

A Ilha do Mel está localizada no litoral norte do Estado do Paraná, e sim olhar de cima, vista aérea tem a forma de uma baleia (corpo e cauda).São 25 quilômetros de praia distribuídos pela ilha e sua área total tem 2.700 hectares (27 km²).

Segundo o site da Prefeitura de Paranaguá, a origem do nome de “Ilha do Mel” tem várias versões: uma delas pode realmente estar ligada à apicultura (criação de abelhas) praticada por índios Carijós.

O nome pode também se originar da mistura da água doce, que contém mercúrio, com a água salgada, cuja mistura provoca uma reação química que gera um líquido de tom amarelado, que lembraria o mel. 

 Mais uma versão é a de que como a ilha era um entreposto de navios com mantimentos, é possível que o nome tenha relação com a farinha, Mehl, em alemão.

Duas Unidades de Conservação da Natureza (UCNs) existem na ilha:

  •  a Estação Ecológica da Ilha do Mel (1982), e
  • o Parque Estadual da Ilha do Mel (2002).

O fato de possuir duas UCNs limitam a área de uso humano para 200 hectares, sendo o restante destinado à preservação da natureza.

TEMPERATURA: Janeiro, Fevereiro e Março são os meses mais chuvosos, enquanto Junho, Julho e Agosto, são os meses mais secos e também os mais frios, nos quais as temperaturas podem baixar para menos de 15°C.

OBSERVAÇÕES A TER EM CONTA: 

• Não é permitido a entrada com animais de estimação.

• Na ilha não tem farmácia.

• Leve repelente

• Leve lanterna

PRAIAS E PONTOS TURÍSTICOS 

Temos dois terminais de embarque e povoados da ilha, que são ENCANTADAS E NOVA BRASILIA.  O traslado entre ditos povoados e terminais  de embarque pode ser feito a pé, aproximadamente 1,30 / 2 hs a pé, ou pode ser feito em lancha. 

Diversas empresas realizam passeios e traslados de lancha, saindo da Encantada e de Brasilia

Praia das Encantadas: é a praia com mais restaurantes, pousadas, bares e lojinhas, de mar calmo e quentinho. Ver o pôr-do-Sol na Pontinha é uma boa pedida para o final da tarde. Em Encantadas também há aluguel de caiaque e prancha de stand up paddle. Muitas lanchas e jet skis também param nesta praia.

Gruta das EncantadasMirante no Morro das EncantadasMirante no Morro do Careca – ficam a 1,5 km do Trapiche, uma caminhada de nível fácil de 20 minutos, possível de ser feita de chinelo, porém com tênis é mais seguro.

Praia da Boia e Mar de Fora – ficam próximas à Gruta das Encantadas.

Morro do Sabão e Morro do Cruzeiro – ficam próximos ao Mar de Fora. A caminhada até o Morro do Sabão tem 1,7 km e pode ser feita a pé,, de chinelo de dedo, mais sim fazer a trilha indicada no Morro do Sabão, é melhor ir de tênis, ou botas de trekking. Temos que destacar dito lponto, como o lugar escolhido e propicio para os amantes do VOO LIVRE.

Praia do Miguel: fica atrás do Morro do Sabão (é só subir as escadarias e descer a trilha do outro lado do morro). Linda, limpa e quase exclusiva. Se você atravessar o Panelão de Ferro, um conjunto de pedras após a Praia do Miguel, você vai chegar até a Praia Grande

As praias próximas a Nova Brasilia são: praia de Fora, do Istmo, do Farol e do Limoeiro.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres: se você estiver com muita disposição física, uma caminhada entre Encantadas e a Fortaleza tem mais de 8 km (somente ida). Partindo de Brasília, são 3,7 km (somente ida) pelas praias.